Novidades

Se as Rochas Falassem: 2 bilhões de Anos em Búzios

Armação dos Búzios é considerado um dos balneários mais charmosos do mundo, com uma gastronomia sofisticada, praias maravilhosas e um agito cultural intenso. No entanto, poucas pessoas conhecem a grandiosidade da natureza local. 

Há 520 milhões de anos atrás Búzios fazia parte de uma gigantesca cadeia de montanhas semelhantes ao Himalaia. Esse “antigo Himaláia” foi gerado durante a colisão entre blocos continentais da América do Sul e da África, formando um supercontinente Gondwana que incluía também terras da Austrália, da Índia e da Antártica. 

Somente há 130 milhões de anos, no período Cretáceo que o supercontinente Gondwana começou a se fragmentar dando origem ao oceano Atlântico e separando novamente Brasil e África.

Caminhos Geológicos em Búzios

Os costões rochosos e as falhas geológicas da península vão muito além dos movimentos de junção e separação dos continentes, eles  formam os caminhos geológicos que transformam um passeio turístico em uma expedição científica através de 2 bilhões de anos da história da terra. 

Em Búzios há pelo menos 7 importantes geossítios: Mangue de Pedra e Paleofalésias da Praia Rasa, Ponta da Lagoinha, Ponta do Marisco, Praia de José Gonçalves, Praia do Forno, Nascente do Quilombo da Baía Formosa e Ponta do Pai Vitório. Alguns deles devem ser visitados somente com um guia pois não há sinalização nas trilhas e a variação da maré pode deixá-lo sem o caminho de volta. Além dos aspectos da segurança um guia pode ajudar a identificar a biodiversidade, as características culturais e praticar o ecoturismo, que consiste em aproveitar os elementos naturais sem prejudicar o ecossistema.

Ecoturismo na Península Buziana

A Cactus experiências conta com guias profissionais que focam na educação ambiental e na reconexão do homem com a natureza para promover o bem estar. Pode-se reservar o passeio em grupo ou privado. Todas as experiências incluem guia credenciado e seguro. Sem custo adicional é oferecido bastão para caminhada, mas deve-se reservar com antecedência. Mochila para carregar criança, transporte até o ponto de encontro e um lanche podem ser contratados com custo extra. 

Nicole Ballona D’Alincourt, turismóloga e guia da Cactus aponta não só os aspectos geológicos encontrados nas trilhas mas também a história cultural e a biodiversidade do local.

Uma das experiências que Nicole indica é o Mangue de Pedra e a Ponta do Pai Vitório. A falha do Pai Vitório, como os geólogos assim chamam a ponta, apresenta um grande rejeito, onde rochas metamórficas bem antigas, com cerca de 2 bilhões de anos, estão em contato direto com rochas sedimentares, formadas por intercalações de areias e cascalhos de origem fluvial com possível idade relacionada ao Plioceno (entre 5 e 2,5 milhões de anos). Justamente através destes cascalhos de origem fluvial que se forma um ecossistema singular, um manguezal sobre rochas. 

Diferente de outros mangues que estão associados à foz dos rios, no Mangue de Pedra a descarga de água doce na praia é proveniente do aquífero das paleofalésias. Além da beleza cênica, a exuberante flora e fauna com tartarugas, bromélias e cactos, a região guarda histórias e lendas quilombolas, cujo os seus descendentes até hoje habitam a região. Essas histórias são cheias de aventuras e curiosidades , mas vou deixar para a Nicole te contar na sua próxima visita a Búzios.  

Para saber mais sobre as experiências entre em contato com a recepção da Vila do Mar ou acesse o site da Cactus.

Fotos: @cactusexperiencias

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Além da Comida: Uma Experiência Gastronômica Buziana

Personal chefs da Peninsula  Búzios é conhecido não somente pela natureza, mas também por sua oferta gastronômica farta. Na península encontramos cozinha francesa, italiana,

Vem aí o 26º Búzios Cine Festival!

O 26º Búzios Cine Festival acontecerá entre os dias 22 e 25 de Junho de 2022. Não perca a maior festa do cinema na

Búzios Sem Stress

A charmosa península pode ficar caótica com um fluxo intenso de carros durante a alta temporada. Praias paradisíacas e um agito noturno, seja em